O PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA (PRP)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5a2VhzFC_yv2zRbMgdXlR2ipioNc9LG8ZNf1B_eg2mMztCFda0RFJE6DPTogK2xwCMXGW4clux6H_oMrGxmZldfG7tqJn2itTK9RM2nMcahvhJEPNCVjJSjQizTWAsoq3-HW2mUuHXXVi/s320/brrv010a.jpg)
Assembleia Constituinte em 1891.
Museu Histórico Nacional.
O PARTIDO PRP
O Partido Republicano Paulista foi fundado em 1872. Proclamada a República, tornou-se elemento fundamental nas articulações políticas nacionais que se seguiram. Ele representava o centro econômico mais importante do Brasil - a região cafeeira paulista - que projetava seus interesses como de toda a nação. Com base em um grande eleitorado, e aliado à Minas Gerais, forneceu seis dos onze presidentes eleitos na República Velha.
O PRP conseguiu manter São Paulo praticamente sem oposição. Também se conservou sem divisões internas importantes. No governo estadual, controlava os mecanismos de distribuição das rendas, dos cargos públicos e das obras públicas. Além disso, o estado detinha uma poderosa e bem aparelhada força policial, que desestimulava até intervenção federal. A oposição ao PRP foi fraca até a revolução de 1930.
Já na constituinte de 1891, o PRP começou a demonstrar o seu poder, conseguindo a eleição de Prudente de Moraes para a presidência da Assembléia. Aliou-se a Floriano Peixoto e, com ele no governo, forneceu recursos humanos e bélicos para debelar a revolução federalista e a revolta armada. Em 1893, com vistas às eleições do ano seguinte, estendeu sua influência nacional: mobilizou as bancadas estaduais no Congresso, com a fundação do Partido Republicano Federal e cerrou fileiras em torno da candidatura de Prudente de Moraes.
0 comentários:
Postar um comentário