História e Geografia de Rondonópolis


Rondonópolis


História

O município originalmente era conhecida como "Ponte de Pedra", por causa do rio de mesmo nome que banha a região. Com a passagem da Comissão Rondon pela região, a fim de fazer levantamentos para a construção de linhas telegráficas, veio o tenente Otávio Pitaluga, que mediu e instituiu as diretrizes para uma futura cidade. Com esse projeto, a localidade foi rebatizada de Rondonópolis, em homenagem a Marechal Rondon, em 1918.

Até a década de 1940, a cidade permaneceu em decadência. Poxoréo, perto dali, era elevada a município e crescia com o garimpo, enquanto Rondonópolis ficava estagnada. Somente depois de 1947 a cidade se desenvolveria, com a instalação de colônias agrícolas pelo governo do estado. Começa a haver um fluxo de migração, inicialmente de outras partes do estado e também de Minas Gerais, São Paulo, do Nordeste e até de outros países, e mais tarde principalmente da região Sul.

O processo de expansão se acelera, e Rondonópolis passa pelo mais rápido processo de modernização do campo que se tem notícia na região Centro-Oeste. Já como pólo econômico, nas décadas de 1980 e 1990 fica conhecida como "Capital nacional do agronegócio".

Geografia

Rondonópolis faz limite com os municípios de Juscimeira, Poxoréo, Itiquira, São José do Povo, Pedra Preta e Santo Antônio do Leverger. A cidade é banhada pelos rios Vermelho, Tadarima, Arareau, Ponte de Pedra e Jurigue.

A região tem vegetação típica do cerrado, e o clima é tropical quente e subúmido, com chuvas concentradas na primavera e no verão.

A cidade está localizada em posição privilegiada, no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, e, em breve, através da Ferronorte, ligada por ferrovia com os principais portos do país.

Economia

A economia é baseada no agronegócio, no comércio e na prestação de serviços. As lavouras de algodão e soja e o gado de corte e de leite são destaque. A indústria, também ligada ao campo, é composta basicamente por esmagadoras de soja, indústras têxteis, químicas e de fertilizantes, curtumes e outras. A cidade também é um importante pólo comercial, além de ser considerada "capital regional", por sua importância.

Demografia

Como quase todas cidades do estado, Rondonópolis cresceu muito de 1960 até os dias de hoje. De 22.554 habitantes em 1960 passou a 62.551 em 1970, 82.293 em 1980, 126.082 em 1991,150.227 em 2000 e mais de 180.000 em 2007.

Pontos turísticos

  • Cidade de pedra, um complexo rochoso e sítio arqueológico;
  • Parque Ecológico João Basso, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural;
  • Rio Ponte de Pedra, local de prática de esportes radicais;
  • Cais, às margens do Rio Vermelho; local para lazer, com bonitas paisagens ao entardecer.


"Roo"
Brasão de Rondonópolis
Bandeira de Rondonópolis
Brasão Bandeira
Hino
Fundação10 de dezembro de 1953
Gentílicorondonopolitano
Prefeito(a)JOSÉ CARLOS JUNQUEIRA DE ARAÚJO. (PMDB)
(2009 – 2012)
Localização
Localização de Rondonópolis
16° 28' 15" S 54° 38' 09" O16° 28' 15" S 54° 38' 09" O
Unidade federativa Mato Grosso
MesorregiãoSudeste Mato-Grossense IBGE/2008[1]
MicrorregiãoRondonópolis IBGE/2008[1]
Municípios limítrofesJuscimeira, Poxoréo, São José do Povo, Itiquira, Pedra Preta, Santo Antônio de Leverger
Distância até a capital230 km
Características geográficas
Área4.165,232 km²
População181.902 hab. est. IBGE/2009[2]
Densidade41,41 hab./km²
Altitude227 m
ClimaTropical subumido Awh
Fuso horárioUTC-4
Indicadores
IDH0,791 médio PNUD/2000[3]
PIBR$ 2.310.470 mil IBGE/2005[4]
PIB per capitaR$ 13.849,00 IBGE/2005[4]


Transporte

  • Rondonópolis conta com um moderno Terminal Rodoviário Alberto Luz ao norte da cidade.
  • O Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco se localiza a 16 km do centro da cidade, onde circulam cerca de 1.800 passageiros por mês, e apenas com uma linha aérea ativa, onde saem vôos para Cuiabá, Goiânia, São Paulo, Curitiba, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário