OS PARTIDOS REPUBLICANOS


Pinheiro Machado formou o Partido Republicano Conservador.
Museu da República.

OS PARTIDOS REPUBLICANOS

Não houve um Partido Republicano, com caráter nacional - existia, mesmo, uma mentalidade anti-partidária. O jogo político nos primeiros tempos do novo regime se fazia entre vários partidos republicanos, expressão regional ou estadual. Sob este título, foram reunidas correntes diversas de opiniões e de interesses; porém, sempre ligadas aos grupos agrários em cada estado. As oposições aconteciam dentro das mesmas camadas sociais e levavam à formação de agremiações dissidentes, especialmente nas épocas de eleição. Estas, porém, não questionavam as linhas básicas da organização majoritária e acabavam por entrar em acordos.

Os partidos republicanos estaduais foram fundados em épocas diferentes. Alguns surgiram logo depois do Manifesto Republicano, como o mineiro (1871) e o paulista (1873); outros próximo à proclamação da república, como o fluminense (1888); outros, ainda, apareceriam somente durante o novo regime, como o da Paraíba.

Mais tarde, houve algumas tentativas de criar um sistema de partidos nacionais: o Republicano Federal de Francisco Glicério, o Republicano Conservador de Pinheiro Machado e o Republicano Liberal de Rui Barbosa. Também se sucederam coligações políticas de caráter nacional.

1 comentários:

Edificarte | 24 de dezembro de 2009 às 08:13

ficou legal seu blogger..

quando der visite o meu

deixe recados..

abraços

Postar um comentário