A ATUAÇÃO DO CAPITAL INGLÊS

Panorama da cidade do Rio de Janeiro em 1860.
Emil Bauch.


Cédulas de diferentes valores emitidas, respectivamente, pelas
agências do Banco de Mauá em Montevidéu e em Rosário de
Santa Fé (Argentina), entre 1859 e 1876; ação da Imperial
Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de
Petrópolis de 3 de janeiro de 1861; óculos com armação de
ouro e haste dobrável que pertenceram ao Visconde Mauá.
IHGB.

A ATUAÇÃO DO CAPITAL INGLÊS NO IMPÉRIO

O domínio da economia do Império pelo capital inglês vinculava-se à adoção de uma política tarifária livre-cambista em vigor até 1844, quando foi estabelecida a "tarifa Alves Branco", referência ao Ministro da Fazenda Manuel Alves Branco. Três mil artigos importados, aproximadamente, tiveram a sua taxa alfandegária, que era de 15% ad valorem, aumentada entre 20% e 60%. Essa elevação da alíquota de importação era a forma do governo melhorar a sua arrecadação fiscal. Apesar da sua criação não visar à proteção da indústria nacional, as tarifas Alves Branco favoreceram novos empreendimentos no setor manufatureiro. Cabe ressaltar que o aumento da pressão inglesa contra o tráfico de escravos, com a aprovação do "Bill Aberdeen", em 1845, foi uma forma de retaliação da Inglaterra às novas medidas do governo imperial.

Os investimentos britânicos aumentaram com a supressão do tráfico de escravos africanos, em 1850. Os capitais do comércio negreiro foram aplicados em diversas atividades econômicas, em especial no Rio de Janeiro. Uma verdadeira modernização que se refletiu no crescimento urbano e na melhoria do setor de serviços. As cidades cresceram junto com as primeiras indústrias. Essas mudanças decorreram também das transformações que se estavam processando em escala mundial.

O capitalismo, a partir da segunda metade do século XIX, ingressou na fase imperialista. Os donos do capital desejavam não só exportar seus artigos mas, também, controlar os países produtores de matérias-primas através de investimentos, especialmente no setor de serviços. A Inglaterra, por exemplo, participou da construção de ferrovias, melhoria dos portos, do estabelecimento de companhias de navegação e de transportes urbanos. Os capitais ingleses investidos no Brasil representaram, em 1880, aproximadamente 45% do total aplicado na América Latina. A Inglaterra exerceu um verdadeiro monopólio sobre o comércio externo brasileiro e demais atividades produtivas até a Primeira Guerra Mundial, quando começou a ser superada pelos Estados Unidos.

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