FORMAÇÃO DAS ELITES IMPERIAIS


FORMAÇÃO DAS ELITES IMPERIAIS

D. Pedro I autoriza as escolas de medicina a entregarem diplomas. Este foi
um grande passo para o desenvolvimento da educação no Brasil.
Faculdade de Medicina da UFRJ.


As elites políticas se caracterizaram por apresentar uma certa homogeneidade na concepção do Estado Imperial. Elas tinham uma formação educacional comum, baseada, principalmente, nos estudos jurídicos. Estes eram ministrados na Universidade de Coimbra e depois nos bancos escolares das Academias de Direito de Olinda e São Paulo, fundadas em 1827. Havia a necessidade imperativa de criar quadros para o aparato burocrático do Estado. Assim, o acesso à educação permitia também galgar os degraus do poder. A educação baseada em princípios semelhantes permitiu um amplo contato entre essas elites, embora vindas de diversas regiões do país.

Em um universo dominado pelo analfabetismo, as elites políticas se distinguiam das demais camadas da população. Na medida em que conseguiam uma educação formal universitária podiam ascender aos cargos públicos e às carreiras políticas. Esta ligação entre cargos públicos e formação jurídica estava bastante enraizada em Portugal. Juristas e magistrados tiveram uma atuação importante na política e administração portuguesa e brasileira.

Essa herança portuguesa marcou profundamente a sua atuação e teve uma grande influência nos quadros formados pelos cursos jurídicos do Recife e de São Paulo. Essas elites, embora não fossem representativas do conjunto da sociedade, construíram um Estado centralizado e conservador. O Império foi o paraíso dos bacharéis.

0 comentários:

Postar um comentário