O PARAGUAI ANTES DA GUERRA


Francisco Solano López, 3º presidente da República do Paraguai.
IHGB.

O PARAGUAI ANTES DA GUERRA

Com o desmantelamento do antigo Vice-Reino do Rio da Prata, o Paraguai tornou-se independente em 1811. No entanto, as elites de Buenos Aires não reconheceram a independência, bloqueando o comércio exterior paraguaio através da bacia do Prata, única via de acesso do Paraguai ao mar, através dos rios Paraguai e Paraná. Iniciou-se um processo de isolamento do Paraguai, com a ditadura de José Gaspar de Francia (1813 - 1840). Ele expropriou terras do clero e de seus opositores, entregando-as através de arrendamento aos camponeses, e incentivou o nacionalismo entre os setores humildes da população. Erradicou o analfabetismo do Paraguai, estabelecendo a gratuidade e obrigatoriedade do ensino primário.

Após a morte de Francia, ascendeu ao poder Carlos Antônio Lopez (1840 - 1862), dando continuidade ao processo de fortalecimento econômico do país, iniciado por seu antecessor. Lopez estabeleceu relações com o Brasil para fazer frente às ameaças de ingerência da Argentina, então governada por Rosas, ao seu país. Ele retirou o Paraguai do isolamento enviando missões à Europa, uma delas com a participação de seu filho, Francisco Solano Lopez, para a obtenção do reconhecimento internacional. Atraiu técnicos estrangeiros para os projetos de modernização do país. Instalou ferrovias, construiu estaleiros, fundição de ferro, indústrias bélicas, metalúrgicas, têxteis e de calçados, inaugurou o sistema telegráfico e ampliou a marinha.

Francisco Solano Lopez assumiu o governo do Paraguai em 1862, no auge do crescimento econômico e social. As exportações paraguaias superavam as importações em virtude de uma forte política protecionista. No entanto, havia uma enorme dependência de sua economia dos portos de Buenos Aires e Montevidéu, os quais cobravam altas taxas dos produtos paraguaios. Assim, a saída para o mar tornava-se imprescindível para a continuidade do processo de modernização do Paraguai.

0 comentários:

Postar um comentário