AUMENTA O CERCO INGLÊS AO TRÁFICO AFRICANO


Linhas de tráfico de escravos África-Brasil.
Atlas Histórico Escolar, MEC.

Desembarque estimado de africanos no Brasil, por local de desembarque qüinqüênios de 1781-1 785 a 1851-1855

Qüinqüênios

Desembarque estimado de africanos

Total

Local de desembarque

Média anual

Sul da Bahia

Bahia

Norte da Bahia

Total

2.113.900

1.314.900

409.000

390.000

-

1781-1785

63100

34800

...

28300

(16090)

1786-1790

97800

44800

20300

32700

1791-1795

125000

47600

34300

43100

23370

1796-1800

108700

45100

36200

27400

1801-1805

117900

50100

36300

31500

24410

1806-1810

123500

58300

39100

26100

1811-1815

139400

78700

36400

24300

32770

1816-1820

188300

95700

34300

58300

1821-1825

181200

120100

23700

37400

43140

1826-1830

250200

176100

47900

26200

1831-1835

93700

57800

16700

19200

33430

1836-1840

240600

202800

15800

22000


1841-1845

120900

90800

21100

9000

37840

1846-1850

257500

208900

45000

3600

1851-1855 (1)

6100

3300

1900

900

-

Fonte: Estatísticas históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1 988. 2. ed. rev. e atual. do v. 3 de Séries estatísticas retrospectivas. Rio de Janeiro : IBGE, 1990. p. 60.
(1) Não foi registrado nenhum desembarque entre 1853 e 1855. Apenas um navio, transportando aparentemente 300 escravos, chegou ao Rio de Janeiro em 1856.

AUMENTA O CERCO INGLÊS AO TRÁFICO AFRICANO

Apesar da existência de compromissos formais entre o Império brasileiro e a Inglaterra na primeira metade do século XIX, a oposição interna, vinculada aos interesses cafeeiros, foi a responsável pelo descumprimento das leis restritivas ao comércio africano e por sua intensificação, mesmo com a ação dos cruzeiros britânicos. Segundo cálculos da época, ingressaram no porto do Rio de Janeiro 302.564 escravos entre 1820 e 1829. Os lucros, elevadíssimos, compensavam os riscos de apresamento. Quando os tumbeiros percebiam que seriam interceptados pelos navios britânicos, jogavam ao mar a sua carga humana, buscando destruir as provas comprometedoras do tráfico.

O Parlamento inglês aprovou, em 1845, a lei "Bill Aberdeen". O nome deriva de George Aberdeen, Ministro das Relações Exteriores da Inglaterra. A lei unilateral estabeleceu a legalidade do apresamento, pela armada britânica, de qualquer embarcação suspeita de fazer o tráfico de escravos, mesmo em águas territoriais de outros países, e o julgamento da tripulação pelos tribunais ingleses. Tumbeiros com bandeira do Império foram aprisionados e ocorreram até desembarques de forças na costa brasileira para prender traficantes. Um verdadeiro "estado de guerra" instalou-se entre o Brasil e a Inglaterra. Os ataques aos navios negreiros eram veiculados pela imprensa como violação da "soberania nacional". Paralelamente, os horrores do comércio de escravos começaram a ser mais amplamente divulgados. Apesar das condições desfavoráveis, aumentou o tráfico de africanos para o Brasil após a criação do "Bill Aberdeen", em virtude do temor da sua extinção.

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